top of page

Depressão: o que você precisa saber sobre ela?

A depressão é uma desordem psicológica que afeta cerca de 322 milhões de pessoas no mundo. Os dados foram divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e mostram como a doença tem crescido entre a população mundial. Em 10 anos, esse número cresceu 18,4%.


A depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo, além de contribuir para o surgimento de outras doenças. Esta desordem costuma ser provocada por sensações e sentimentos negativos que vão de infelicidade a desespero. Quadros como transtorno depressivo maior, distimia, depressão psicótica e pós-parto também estão dentro do aspecto da doença.




A depressão apresenta sinais e sintomas?

Sim, esta é uma doença caracterizada por sentimentos relacionados à tristeza, ansiedade ou à sensação de vazio, culpa ou inutilidade. Também podem ocorrer perda de interesse em atividades costumeiras, inquietação, irritabilidade, pensamentos suicidas, alterações no sono e fadiga. Pessoas depressivas também podem experimentar dificuldades de concentração e mudanças nos hábitos alimentares, como perda da fome ou excesso de apetite.


Quais são os tratamentos médicos para depressão?

O modelo de tratamento mais empregado é o que faz uso de medicamentos antidepressivos, como certos inibidores de recaptação de neurotransmissores. As drogas aplicadas neste exemplo exercem controle sobre o cérebro para tratar as causas subjacentes da doença. Alguns casos podem apresentar efeitos colaterais, incluindo uma tendência a ideias suicidas.


No entanto, a terapia cognitiva comportamental e a restauração hormonal apresentam resultados consideráveis no tratamento da depressão. Elas podem ser aplicadas em conjunto ao tratamento convencional, ajudando a aliviar os sintomas da doença.


Quais hábitos podem ser adotados para reduzir os sintomas da depressão?

É possível optar por mudanças na dieta e no estilo de vida que sejam benéficas. Praticar exercícios físicos regularmente e manter uma dieta saudável e equilibrada podem reduzir os transtornos do humor, como a depressão.


Durante as atividades físicas, o organismo libera endorfina e dopamina, hormônios que ajudam no tratamento da doença. A endorfina atua na promoção da sensação de bem-estar e alívio de dores. A dopamina, por sua vez, possui efeito analgésico e tranquilizante.


Já exercícios físicos praticados ao ar livre estimulam a produção de serotonina, neurotransmissor responsável por nosso bem-estar e prazer. Ela também ajuda a regular o humor e a temperatura corporal.


Uma dieta diversificada, rica em fibras e outros nutrientes, ajuda a controlar o nível de estresse. O bom funcionamento do organismo traz uma série de benefícios físicos e mentais, melhorando a disposição e a saúde.


Controlar os níveis de vitaminas, ácidos graxos e hormônios no organismo também é importante no combate a este transtorno mental. Da mesma forma, os probióticos como o Kefir melhoram comportamentos e sintomas relacionados à ansiedade, ao estresse e, consequentemente, à depressão.


Estes aspectos também são relevantes para manter a saúde do intestino, conhecido como segundo cérebro. O intestino é responsável pela produção e pelo armazenamento da serotonina, neurotransmissor responsável por nosso bem-estar e prazer. Baixos níveis de serotonina podem provocar transtornos de humor, distúrbios de sono, tristeza e depressão.


Referências:

https://www.lifeextension.com/protocols/emotional-health/depression#

«Depressão cresce no mundo, segundo OMS; Brasil tem maior prevalência da América Latina». G1. 23 de fevereiro de 2017

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5635:folha-informativa-depressao&Itemid=1095

Cabral, J. C. (2018). «Uma Introdução à Neurociência das Emoções». Universo Racionalista

Salmans, Sandra (1997). Depression: Questions You Have – Answers You Need. [S.l.]: People's Medical Society. ISBN 978-1-882606-14-6

«NIMH · Depression». nimh.nih.gov




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hozzászólások


Posso ajudar?

bottom of page