top of page

Como envelhecer bem e aproveitar mais a vida

Você sabia que os avanços da modernidade estão nos proporcionando mais longevidade? Isso mesmo, agora é possível viver cada dia mais e melhor! E o novo "idoso" está a viver experiências que antes jamais se imaginava conquistar. Quem passou a vida a trabalhar e cuidar da família, hoje vive outras experiências, como cuidar e participar da criação dos netos, montar novos negócios depois da aposentadoria, viajar e curtir melhor a vida.




Mas para chegar lá bem, é preciso mais do que desfrutar de uma boa genética. As doenças que antes acreditávamos ser comuns do envelhecimento, hoje sabemos que estão diretamente relacionadas com os hábitos de vida. Em outras palavras, são doenças que podem ser evitadas quando adotamos um estilo de vida mais equilibrado. Por isso, existem algumas regras de ouro que são comuns aos idosos centenários.


Os estudos revelam que as pessoas que chegam bem na velhice e alcançam a longevidade desfrutaram de uma vida em comum no passado. Agora, os cientistas estão descobrindo cada dia mais sobre este fato e revelando este segredo dos longevos SAUDÁVEIS. Saiba como planejar um envelhecimento mais ativo e tornar o seu futuro uma janela de novas oportunidades de sonhos realizados.


O primeiro passo é ser uma pessoa positiva. Aprenda sempre a ver o lado bom da vida. Esta atitude é a mais importante e ajuda a você a entender melhor as regras que vêm a seguir. Invista sempre em você. Aprenda a cuidar da sua saúde, leia sobre saúde, estude, faça cursos de línguas e trabalhos manuais. Invista em amizades positivas, estar ao lado de pessoas alegres, divertidas e que gostam de viver ajuda a ver sempre o lado bom da vida, nos incentiva a enfrentar as mudanças e alcançar o bem-estar.


Além disso, é importante cuidar da sua alimentação, ela é o único e melhor combustível para o seu corpo. Faça atividades físicas regulares, realize caminhadas de pelo menos 20 minutos, cerca de três vezes por semana. Seja uma pessoa ativa, suba escadas, abandone carros e ande a pé. Passe menos tempo em frente à TV e mais tempo com a sua família. Organize seu sono, durma o mais cedo possível e acorde o mais cedo também. Dormir é essencial para reduzir o estresse do corpo e melhorar o seu desempenho cerebral. Não troque o dia pela noite.


Abandone os vícios como o cigarro, o álcool, os medicamentos desnecessários. Eles são maléficos para a sua saúde.


Programe o seu envelhecimento profissional para uma vida longa e produtiva. É importante sentir-se útil, mesmo depois de se aposentar. Comece a planejar uma nova carreira antes mesmo de se aposentar, ou pense em uma mudança de carreira. Se você não está feliz com o seu trabalho atual, faça algo a respeito e mude para algo que te faça feliz. Lembre-se que passamos a maior parte de nossas vidas trabalhando.


Torne-se um imigrante digital. A tecnologia é poderosa, mas não permita que ela o domine.


O envelhecimento saudável envolve muito mais do que apenas saúde e prevenção de doenças. É um processo complexo e desafiador, que está ligado a satisfação, bem-estar e grandes aprendizados. Isso nos conecta a um universo muito maior de relacionamentos e transições. Estamos muito mais conectados a outras pessoas e à vida do que imaginávamos, e essa ciranda fascinante é o que nos diferencia dos outros seres vivos. Somos os únicos seres que têm o privilégio de escolher, planejar e sonhar, criando uma rede de conexões entre nosso passado, presente e futuro.


Agregue mais vida aos seus anos, em vez de apenas anos à sua vida.




Dra. Flaviane Farias

Médica Gerentóloga – UCP Braga Portugal




12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Posso ajudar?

bottom of page